top of page

Evitar punição física e verbal

Não repreender ou punir física e verbalmente a criança se ela não obedecer às solicitações dos pais, ou então caso ela grite, chore, resmungue ou jogue objetos.

 

O que fazer então?

 

Alternativas para o castigo:

Caso a criança esteja fazendo algo que goste no momento em que os pais lhe pedem para fazer o tratamento (brincar com seus carrinhos ou praticar algum jogo de que gosta), eles poderão retirá-la da situação e só deixa-la retornar

quando o fizer. Se ela fizer o que lhe foi pedido e ao mesmo tempo continuar reclamando, eles devem ignorar a reclamação e elogiar o que está fazendo corretamente, o quanto é bom para a pele dela e o quanto isso os deixa contentes.

 

Portanto, os pais poderão ignorar comportamentos inadequados da criança, desde que tenham apenas a função de não realizar o procedimento de tratamento médico e não apresentem risco físico ou moral.

Quando se tratam de crianças mais novas, os pais poderão também dirigir fisicamente os seus comportamentos de modo firme e atencioso, conduzindo-as diretamente ao que deve ser feito, como, por exemplo, passar uma pomada em um de seus braços.

Explicar para a criança porque ela deve fazer o tratamento sem ameaçar e dar explicações fantasiosas é importante mas sem que isso se torne rotina, pois poderá se tornar um forma de dar mais atenção ao que ela não está fazendo.

Explique sim, mas mantenha-se firme no que deve ser feito.

Adesão da criança ao tratamento

bottom of page